RSS Feed

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Por fim, um filme

Por fim, deixo-vos aqui um filme fofissímo sobre a diferença

=D

http://www.youtube.com/watch?v=N49XsfW4zsE

reflexão do módulo


Achei este módulo interessante, mais interessante e amis "a ver" com o curso do que o outro módulo, foi um módulo que me deu gosto trabalhar, tivémos várias dinâmicas e vimos dois filmes.

Não foi um módulo nada massudo, para mim, acho que fiz um bom trabalho e adequeri vários conhecimentos, com os documentos dados e as minhas pesquisas.

Estou menos nervosa do qu estava, pois agor já sei onde vou estagiar,e como fazer a PAP.

Espero que me corra tudo bem e aos meus colegas também.


O que é ser diferente (em Psicologia)

Em Psicologia, também estamos a dar o que é ser diferente.
Então os conhecimentos que reti foram:
  • cada individuo é um ser único, que é disitinguivél dos outros por vários aspectos: personalidade, gostos, talentos, género e nacionalidade;
  • existem outros factores que nos tornam únicos, mas dos quais não temos direito de escolher, tais como: nosso sexo, a nossa cor de pele, nossa família e tradição cultural em que nascemos.
  • Consoante as diferenças de cultura dos povos, consoante o seu lugar numa hierarquia formulada pela sociedade;
  • "A raça humana tem uma longa história de intolerância à diferença"
  • Que ao longo dos anos, ser diferente é "rótulo" para um ser inferior, indesejável;
  • Alguns exemplos de povos com caracteristicas ditas diferentes, foram e ainda são objectos de discriminação, tais como: os Judeus, Africanos, Huguenotes e Protestantes;
  • Em todo o mundo, as mulheres raramente têm igualdade de direitos;
  • Os portadores de deficiência e os homossexuais ainda são discriminados em todo o mundo;
  • Por fim " Dentre as muitas lições aprendidas no séc. XX, respeitar o direito dos outros de serem diferentes não foi uma delas"

Por agora são estes os meus conhecimentos retidos do que é ser-se diferente. ;)

Fonte: Documentos fornecidos pela professora de Psicologia.

"5 sentidos"


5 Sentidos é o nome do projecto do meu grupo.

Ora, este projecto tem como objectivo demontrar à comunidade escolar as dificuldades que as pessoas portadoras de deficiências (visuais, auditivas) passam no dia-a-dia;

Visto isto, no dia 3 de Dezembro de 2009, no átrio de entrada da escola, teremos duas bancadas: visual e auditiva.

Na bancada visual teremos o nome de pessoas escrito em braille; objectos dentro de um saco, em que a pessoa de olhs vendadeos terá que adivinha qual o objecto; e prova de alimentos e cheiro, com os olhos vendados, em que as pessoas terão que descobrir qual o alimento através do cheiro e paladar;

Na bancada auditiva: teremos uns cartões com palavras, em que a pessoa terá que explicar ao colega por gestos qual a palavra escrita no cartão;

No local onde nos vamos situar estará desenhado no chão (a fita adesiva) o símbolo da deficiência


Esperemos que tudo corra bem e que apreciem a actividade.

Reflexão da visita de estudo a Rio Maior

No dia 16 de Novembro, realizámos uma visita de estudo a Rio Maior.
Na minha opinião, acho que a visita não correu muito bem, pois estava um tempo péssimo, e não conseguimos visitar alguns locais, que poderiam aé ser bastante interessantes. Fiquei toda molha e com os pés gelados... Acredito que não devo ter sido a única.
À hora de almoço realizámos as actividades que tinhamos proposto ao 10º ano, q acho que eles aderiram bem.
Quando o almoço acabou ficámos muito tempo no restaurante sem fazer nada, o que se tornou muito monótomo, só queríamos ir para casa...
Mas acabei por ter uma surpresa agradável, fomos ao "salão" de um professor de yoga, que foi super simpático e acolhedor connosco, deu-nos alguns exemplos de exercícios de yoga e mostrou-nos um vídeo muito bonito.

;)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reflexão da aula 13 de Novembro de 2009


No dia 13 de Novembro de 2009, realizámos um "Role-Play" (definição: é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente.), cada elemento da turma iria representar improvisadamente uma personagem (pais contra homossexualidade, pais a favor, avós contra e a favor, sub-directora negra e homossexual, professora contra homossexualidade, filhos e alunos homossexuais, criança com trissomia 21, director racista e uma professora com sida.

Esta actividade correu muito bem, achei muito interessante e foi muito motivadora. A minha personagem foi a professora contra a homossexualidade, para mim foi um pouco difícil fazer, pois não discrimo essas pessoas, e tive que as discriminar bruscamente, mas acho que até me safei bem. Todos estiveram muito bem e encarnaram nas suas personagens muito bem .

Como animadora acho que é importante fazer estes tipos de actividade, para as pessoas sentirem um pouco na pele, o que os outros sofrem.


Foi uma aula diferente, mas muito gira ;) .

Sida e VIH



SIDA significa Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida, ou seja:

síndrome porque é constituído por um grupo de sinais e de sintomas .

imunodeficiência porque o que acontece é que o sistema imunitário fica cada vez mais deficiente, com menos capacidade de resposta ao longo da evolução da doença
adquirida porque ao contrário de algumas doenças de imunodeficiência que são congénitas, ou seja, os indivíduos já as têm à nascença, esta doença surge depois de uma infecção por um vírus, o vírus VIH.



VIH
O VIH é o Vírus da Imunodeficiência Humana. É um vírus da família dos retrovírus, o que significa que dos 2 tipo de ácido nucleico que podem constituir o código genético: DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) este vírus é constituído por RNA.
Existem 2 tipos de VIH: VIH-1 e VIH-2. O VIH-1 é o mais frequente em todo o mundo e o VIH-2 foi inicialmente descoberto em África e é mais parecido com o Vírus da Imunodeficiência dos Símios do que com o VIH-1.

Orientação sexual

"A orientação sexual (ver Escala Kinsey de Alfred Kinsey) indica qual o gênero (e.g. masculino e feminino) que uma pessoa se sente preferencialmente atraída fisicamente e/ou emocionalmente."

Assexualidade - é a idéia de orientação sexual caracterizada pela indiferença à prática sexual, ou seja, o assexual é um indivíduo que não sente atracção sexual, tanto pelo sexo oposto quanto pelo sexo igual.

Bi-curioso - refere-se a alguém, que não se identifica como bissexual nem homossexual mas sente ou mostra interesse em atividade sexual com alguém do mesmo sexo;

Bi-possible - refere-se a pessoas que são predominantemente de uma orientação sexual mas podem eventualmente se relacionar com alguém de orientação oposta.Diferencia-se de bissexual porque não possui atração equilibrada para os dois sexos, sua atração física se dá predominantemente, quase exclusivamente por um dos dois sexos, mas eventualmente, por algum motivo, pode se relacionar de maneira diferente.

Bifobia -Bifobia é um termo usado para descrever o medo de, aversão à, ou discriminação contra bissexualidade.

Bissexualidade - A bissexualidade consiste na atracção fisica, emocional e espiritual por pessoas tanto do mesmo sexo quanto do oposto.

Heterofascismo - Uma suposta atitude que consiste em presumir que a heterossexualidade é superior a outras orientações sexuais.

Heterofobia - Aversão a pessoas ou actos heterossexuais.

Heteronormatividade - situações nas quais variações da orientação heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas por práticas sociais, crenças ou políticas.

Heterossexualidade - a atracção sexual e/ou romântica entre indivíduos de sexos opostos, e é considerada a mais comum orientação sexual nos seres humanos.

Homofobia - é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais.

Homossexismo - designa um pensamento segundo o qual todas as pessoas são homossexuais até prova em contrário.

Homossexualidade - refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser que sente atração física, emocional e estética por outro ser do mesmo sexo.

Monossexismo - O monossexismo é uma crença que a monosexualidade (qualquer heterossexualidade exclusiva e/ou homossexualismo) é superior a uma orientação bissexual ou pansexual.

Monossexualidade - Um monossexual é a pessoa que é sexualmente atraído a um sexo (ou gênero) apenas, monossexualidade sendo a orientação sexual correspondente. Um monossexual pode ser um indivíduo heterossexual ou o homossexual.

Pansexualidade - é uma orientação sexual, distinta da bissexualidade e caracterizada por atração estética potencial, amor romântico e desejo sexual por qualquer um, incluindo aquelas pessoas que não se encaixam na binária de gênero macho/fêmea implicado pela atração bissexual.

Pomossexualidade - Pomossexualidade é um neologismo criado para classificar a orientação sexual de quem rejeita qualquer classificação.

Informações retiradas de: wikipédia.

Reflexão do filme "Filadélfia"


Este filme fala também da diferença.

O filme fala sobre a homossexualidade e a SIDA, e como as mesmas podem levar a despedimento e até mesmo a "arruinar" vidas, devido ao preconceito das pessoas. É um filme muito bonito, pois faz-nos ver o lado das pessoas que passam por isso... Na minha opinião, no filme, Andrew foi despedido por ser homossexual e não por ter SIDA, isto vem a provar que as pessoas são mais preconceituosas com a homossexualidade do que com as doenças. Não é por ser homossexual que é pior empregado que os outros ou que não trabalhe, é uma estupidez a nossa sociedade ainda ter esta mente tão "retrógada".

Para mim, não me faz confusão nenhuma se são homossexuais ou heterossexuais, acho que já não devia haver essas discriminações, pois cada um é como é, e tem direito de se apaixonar e de amar quem fôr, ninguém pode impedir nem discrimar isso. Acho que estas mentes retrógadas, provém da igreja católica, que pôs na cabeça das pessoas que amar uma pessoa do mesmo sexo é pecado, que vão para o inferno, ou que não são amadas por Deus! Não me vou prolongar mais, pois os ideais da igreja católica dão me a volta à cabeça e nem vale a pena entrar por aí. As pessoas têm o direito de mara quem querem, e não é por isso que vou para o inferno... Por estas e por outras, é que eu não sou católica...


"Filadélfia"


É um filme de 1993, do género drama que conta a história de Andrew Beckett, um advogado homossexual que trabalha para uma prestigiosa firma em Filadélfia. Quando fica impossível para ele esconder dos colegas de trabalho o facto de ter SIDA, é demitido. Beckett contrata então Joe Miller, um advogado homofóbico, para levar seu caso até o tribunal.

Roteiro/Guião
Ron Nyswaner
Elenco

Género
drama

Idioma
inglês

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Trissomia 21 ou Síndrome de Down

"A trissomia 21, ou síndrome de down, foi descrito pela primeira vez com pormenor por um médico inglês, John Longdon, em 1866, sendo uma patologia (alteração) congénita, que causa um atraso no desenvolvimento físico e intelectual, podendo surgir em qualquer família, em pais de qualquer faixa etária, raça, religião ou estrato social, tanto no primeiro filho como em irmãos."

O ser humano é formado a partir da união de uma célula reprodutora da mãe (óvulo) e de uma do pai (espermatozóide), formando uma célula inicial que por sua vez, se irá dividir no processo da gestação. Cada célula é composta por 46 cromossomas, dois a dois formando 23 pares, as pessoas com Tríssomia 21 têm um cromossoma a mais no par 21, formando um trio de cromossomas, daí a denominação utilizada.

Características Físicas da Tríssomia 21

A criança geralmente apresenta a cara redonda com um perfil achatado e o pescoço pequeno.
Na generalidade os olhos apresentam uma inclinação para cima
Os braços e as pernas são muitas vezes pequenas em relação ao corpo
Os dedos dos pés são igualmente pequenos, com um espaço mais acentuado entre o primeiro e o segundo dedo.

Outros Problemas
Infecções superiores do tracto respiratório
Ouvidos (otites serosas)
Olhos (miopia, estrabisbo, nistagmo e cataratas)
Tonus muscular e hérnias
Obstipação
Pele (pele seca e gretada)
Problemas cardíacos

O autismo


O autismo é uma alteração "cerebral" e "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. Caracteriza-se por um "afastamento" da criança ou adulto do seu mundo exterior, tendo um "mundo só dele", ou seja existem perturbações das relações afectivas com o meio.

Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala óptimas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.

"Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento."

A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras).


Os autistas não respondem a afectos.



Características comuns do autista:


- Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos,
- Parece surdo, apesar de não o ser,
- Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros,
- Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso,
- Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas,
- Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas,
- Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se,
- Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas,
- Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente;


Reflexão do filme "I am Sam"


No dia 5 d Novembro vimos um filme. Esse filme chamava-se "I am Sam", nunca tinha visto esse filme e adorei. É uma grande lição de amor, às vezes as pessoas ditas "diferentes" são capazes de amar mais puramente do que as pessoas "normais". Mas muitas vezes por terem problemas mentais são lhes retirados direitos, por a sociedade os achar incapazes de cumprir devidas funções.

Como animadores devemos inserir estas pessoas na sociedade, para que não sofram injustiças nem se sintam indesejadas.


Foi um filme muito querido... Adorei.

"I am Sam" - A força do amor


I am Sam é uma lição de amor. É um filme americano, de drama, lançado em 2001.

O filme relata a história de um pai com problemas mentais e o seu esforço para recuperar a custódia da sua filha de 7 anos.



Direção
Jessie Nelson



Elenco
Sean Penn






XXI Encontro de Idosos e Reformados

No dia 31 de Outubro, realizou-se o XXI Encontro de Idosos e Reformados no pavilhão da Romeira.
Estávamos divididos em dois grupos, um (pertencia ao grupo de stor Hugo Sampaio) estava responsável por realizar jogos tradicionais aos idosos, e o outro (pertencente À stora Isabel Aleixo) estava responsável por fazer danças tradicionais com os mesmos.
Na minha opinião a nossa parte (danças tradicionais) não correu muito bem, pois começou a ficar muito sol, e os idosos procuraram a sombra e os jogos de cartas. Acho que aderiram mais aos jogos tradicionais.
Acho também que houve falta de informação em relação ao facto de haver música todo o dia, jogos de cartas e danças já organizadas pela Câmara.
Mas pronto, resumindo gostei da actividade foi pena foi não terem aderido muito.

Fotos : http://vidaactivaalenquer.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Letra de música sobre preconceito

Depois de alguma pesquisa encontrei uma música, que fala do preconceito. A música chama-se "Quem planta o preconceito" e é dos Natiruts. Deixo-vos partes da letra:


Refrão:
"Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar...

Lembra da criança
No sinal pedindo esmola?
Não é problema meu
Fecho o vidro
Vou embora...

Lembra aquele banco
Ainda era de dia
Tem preto lá na porta
Avisem a polícia...
E os milhões e milhões
Que roubaram do povo
Se foi político ou doutor
Serão soltos de novo
Ooooooooooooh!

Refrão

(...)
Crianças não nascem más
Crianças não nascem racistas
Crianças não nascem más
Aprendem o queAgente ensina...

(...)
Cansei de ver
A repressão policial
A criança sem presente
De natal
O parceiro se rendendo ao mal
Quem planta a violênciaColhe odio no final"

O que é o preconceito?


" A complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata."


Os preconceitos podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléfico à sociedade e o outro benéfico. O segmento maléfico é constituído de preconceitos que resultam em injustiças, e que são baseados unicamente nas aparências.

Já o benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e são baseados nos ensinamentos de Deus ou no instinto humano de autoproteção. Os preconceitos benéficos são contra doenças contagiosas, imoralidades, comportamentos degradantes, pessoas violentas, drogados, bêbados, más companhias, etc.

É muito difícil definir o limite correcto entre preconceito maléfico e preconceito benéfico.


Por isso, a liberdade de interpretação pessoal deveria ser sempre respeitada.


É importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa exterminar preconceitos. Tentar destruir preconceitos à força é cultivar o paganismo e deixar entrar todo tipo de comportamentos "sujos" na nossa sociedade. No paganismo tudo é permitido e nada é considerado errado.


A estrutura biológica humana também faz uso dos preconceitos (de anticorpos) para se defender de vírus e bactérias. Em geral, os anticorpos expulsam os tais invasores antes que se multipliquem e contaminem o corpo todo (um efeito de origem natural).


"Se desejamos combater o preconceito injusto e a discriminação indevida, a solução não é impor igualdade mascarada e fictícia por intermédio de leis. A solução é admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável. Tentar impor qualquer tipo de igualdade, por força de lei, é semear a falsidade, a hipocrisia, o desrespeito e, por conseqüência, a violência. Amar, não é simples­mente compreender, tolerar e querer bem ao próximo. Amar o próximo é também ter a coragem de repreendê-lo para que se torne bem-sucedido como ser humano e cidadão. "