Em 1959 na ONU escreveu e aprovou a "Declaração dos direitos das crianças".
Esta declaração é constituida por 10 artigos que devem ser cumpridos para dar segurança à criança tornando-a uma criança feliz e saudável. Aqui ficam os 10 artigos da Declaração resumidos:
1º Toda a criança deverá usufruir desses direitos sem quaisquer discriminações (côr, sexo, língua, religião, nacionalidade, classe social, situação económica, etc)
2º Todas as crianças tªem direito a protecção especial, e todas as oportunidades e facilidades que lhe permitam um crescimento digno e em liberdade.
3ºToda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade.
4º Todas as crinanças têm direito a crescer com saúde, direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
5º Crianças com deficiências devem ter cuidados e educação especial
6º Toda a criança deve crescer numa mbiente de amor, compreensão e segurança. O governo e sociedade têm obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm familia.
7º Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, para que possam ter opurtunidades iguais para desenvolverem as suas habilidades.
8º A criança deve ser a primeira a receber protecção e socorro.
9º Nenhuma criança deverá sofrer de negligência. Não será objecto de tráfico. Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem a sua saude, educação e desenvolvimento.
10º A criança deverá ser protegida contra qualquer preconceito. Toda a criança deve crescer num ambiente de compreensão, tolerância, amizade, paz e fraternidade universal.
0 comentários:
Enviar um comentário