RSS Feed

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Desemprego



"O desemprego tem sido um dos maiores problemas sociais actualmente enfrentados pela humanidade."



As causas do desemprego são: a falta de qualificação dos empregados face às exigências das tecnologias mais avançadas, a crise, deficiências, a idade avançada, as inovações tecnológicas ( que levam as empresas a substituir trabalhadores por equipamentos na produção),
a globalização, a terceirização, a desindustrialização, os modernos métodos de gestão (como a reengenharia e o downsizing).

As consequências do desemprego.

As consequências, podem ser devastadoras, tanto do ponto de vista do desempregado e da sua família ,como do ponto de vista social e político.
Com o desemprego aumentam os impostos para cobrir despesas do subsidio de desemprego, despesas médico hospitalares, despesas com segurança. O desemprego aumenta também os problemas relacionados coma saúde física e mental do trabalhador. Há também um aumento do crime e violência. O desemprego pode ainda provocar a radicalização política, bem como a desorganização familiar e social.

O animador tem o objectivo de ajudar nos problemas mentais que o trabalhador pode ter no fundo de desemprego, tal como o ocupar de forma produtiva.


Apontamentos retirados de : http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/viewfile/8065/7448

2 comentários:

Margarida disse...

"O animador tem o objectivo de ajudar nos problemas mentais" como? é o animador algum Psicólogo?

Paulinha disse...

Fogo... nem me contes... estive numa fábrica (história bastante comum nos últimos tempos), mandaram-me embora com ano e meio de desemprego... entretanto acabou-se o subsídio e eu nada de achar trabalho!!!

Felizmente em Agosto comecei a trabalhar numa residência da APPACDM, onde estou de momento, mas passei uns meses com "a corda ao pescoço"!!!

Enviar um comentário