RSS Feed

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ser diferente

"O que é isto de ser diferente? O que é que nos dias de hoje se entende por ser diferente?"
Num mundo de globalização e massificação, pretende-se incluir todos os individuos.
Mas será que se tem conseguido isso?

Com isto, tentamos modificar as palavras, para que as pessoas nomeadas de "diferentes", não se sintam excluídas na nossa sociedade. "
Passámos de “deficiente”, para “pessoa deficiente”, e posteriormente, numa tentativa de separar essa parte distintiva surgiram vozes a clamar pela designação de “pessoa portadora de deficiência”, tal como se de uma parte móvel, passível de transporte se tratasse; e há também quem defenda a designação de “Pessoa diferente”; havendo ainda quem eleja a expressão “Pessoa com necessidades especiais”

Assim, a diferença, é muito relativa, depende da perspectiva de cada um. E a tentativa de normalizar, e simultaneamente incluir, com leis e normas próprias, deixa-nos numa situação em que nem se consegue a inclusão, nem se pode falar de uma total exclusão.

1 comentários:

Paulinha disse...

Gostei deste texto particularmente por causa do tema e pelos termos léxico/gramaticais usados que se esperam numa almejada politica correcta não sejam considerados ofensivos ou depreciativos...

Acho que depende muito de onde saem as palavras e acções... A máxima de sermos "Todos diferentes, todos iguais" lamentavelmente só se aplicam "algumas" vezes!!!

Enviar um comentário