RSS Feed

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O que é um projecto?

O termo "projecto" tem vários significados e é usado em sentidos diferentes. Por vezes, associamo-lo a um propósito, uma intenção ou mesmo um desígnio. Noutras situações, como um esquema, um plano ou um programa. Em geral, os dois aspectos estão presentes, naquilo a que chamamos um projecto.

Características:

- Um projecto é uma actividade intencional. A sua realização tem um objectivo, formulado pelos autores e executores do projecto, que dá unidade e sentido às várias actividades, e está associada a um produto final que procura responder ao objectivo inicial e reflecte o trabalho realizado;
- Um projecto "pede" iniciativa e autonomia daqueles que o realizam, os quais se tornam responsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo das fases dp projecto. Geralmente, há um grupo de pessoas envolvidas na realização do projecto, portanto a cooperação é muito importante, ainda que haja também projectos individuais.
- A autenticidade é outra característica fundamental de um projecto.
- Um projecto envolve complexidade e incerteza. São as tarefas complexas e problemáticas que precisam de ser "projectadas". O objectivo central do projecto constitui um problema ou torna-se uma fonte geradora de problemas.
- Um projecto é normalmente longo e por fases.
- Por fim, um projecto corresponde a um trabalho que se estende ao longo de um período de tempo mais ou menos prolongado e percorre várias fases desde a formulação do objectivo central até à apresentação dos resultados passando pelo planeamento e execução.

Fases de um projecto
- diagnóstico da situação, uma negociação de objectivos e prioridades e uma descrição de meios;
- planificação das actividades,
- realização do projecto
- avaliação,

Realizar um projecto não é fácil, implica esforço e envolvimento pessoal, bem como ser capaz de gerir a complexidade das situações que vão surgindo. Pelo seu enorme potencial, constitui um desafio que pode ser muito estimulante para as pessoas que estão dispostas a assumir um papel activo na resolução dos problemas.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/aula/proj/index.htm

0 comentários:

Enviar um comentário