RSS Feed

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sopa


"Além de ser indicada no tratamento da obesidade, é importante para a manutenção do peso ideal, para as pessoas que sofrem de falta de apetite ou têm dificuldade em digerir, para os idosos ou ainda para controlar a ingestão compulsiva de alimentos nas crianças."


Até há alguns anos atrás, a sopa era obrigatória na mesa dos portugueses. Era tãoi importante que, quando alguém pedia a ementa, quase sempre falava da sopa e do "resto" (prato principal)Para muitas famílias de baixos recursos económicos, este era muitas vezes o único prato da refeição. Este poderá ser um motivo que leva tanta gente a não a consumir nos dias de hoje... a sua ligãção com a pobreza. No entanto, pela sua riqueza nutricional e pelo seu baixo valor calórico, deveria ser obrigatória nas refeições de todos, independentemente da região onde é consumida, tem sempre uma base constituída maioritariamente por água, batata, feijão ou outos legumes, ou mesmo pão. Outros legumes como as hortaliças, cenouras, cebolas, abóbora, tomates, feijão-verde, entre muitos outros, entram também na sua constituição.

A sopa é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, tem também um bom teor de fibras.


Boas razões para comer sopa:

- Importante para a manutenção do peso ideal, para as pessoas que sofrem de falta de apetite ou têm dificuldade em digerir, para os idosos ou ainda para controlar a ingestão compulsiva de alimentos nas crianças.

- a combinação de fibras alimentares com um elevado teor em água tornam-na num bom regulador intestinal;

- nas crianças, constitui muitas vezes a única forma de estas ingerirem vegetais;

- Tem fraca probabilidade de provocar alergias;

- não contém as moléculas agressivas que se formam noutros processos de confecção (como nos fritos ou nos grelhados na brasa);

- proporciona ao organismo um bom aproveitamento dos seus nutrientes;

- é de fácil digestão;

- por ser um alimento com grande volume, sacia rapidamente, ao mesmo tempo que contém poucas calorias, sendo, por isso, um importante alimento na prevenção e combate à obesidade.

1 comentários:

Anónimo disse...

Porque este post? Deveria fundamentar os város posts. O aluno deve fundamentar as suas escolhas e opções.
Não se esqueça de indicar a bibliografia.
Margarida

Enviar um comentário