RSS Feed

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O que é o preconceito?


" A complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata."


Os preconceitos podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléfico à sociedade e o outro benéfico. O segmento maléfico é constituído de preconceitos que resultam em injustiças, e que são baseados unicamente nas aparências.

Já o benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e são baseados nos ensinamentos de Deus ou no instinto humano de autoproteção. Os preconceitos benéficos são contra doenças contagiosas, imoralidades, comportamentos degradantes, pessoas violentas, drogados, bêbados, más companhias, etc.

É muito difícil definir o limite correcto entre preconceito maléfico e preconceito benéfico.


Por isso, a liberdade de interpretação pessoal deveria ser sempre respeitada.


É importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa exterminar preconceitos. Tentar destruir preconceitos à força é cultivar o paganismo e deixar entrar todo tipo de comportamentos "sujos" na nossa sociedade. No paganismo tudo é permitido e nada é considerado errado.


A estrutura biológica humana também faz uso dos preconceitos (de anticorpos) para se defender de vírus e bactérias. Em geral, os anticorpos expulsam os tais invasores antes que se multipliquem e contaminem o corpo todo (um efeito de origem natural).


"Se desejamos combater o preconceito injusto e a discriminação indevida, a solução não é impor igualdade mascarada e fictícia por intermédio de leis. A solução é admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável. Tentar impor qualquer tipo de igualdade, por força de lei, é semear a falsidade, a hipocrisia, o desrespeito e, por conseqüência, a violência. Amar, não é simples­mente compreender, tolerar e querer bem ao próximo. Amar o próximo é também ter a coragem de repreendê-lo para que se torne bem-sucedido como ser humano e cidadão. "





1 comentários:

Margarida disse...

E a Joana? É preconceituosa? Sabe aceitar e respeitar a diferença?

Enviar um comentário