RSS Feed

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Orientação sexual

"A orientação sexual (ver Escala Kinsey de Alfred Kinsey) indica qual o gênero (e.g. masculino e feminino) que uma pessoa se sente preferencialmente atraída fisicamente e/ou emocionalmente."

Assexualidade - é a idéia de orientação sexual caracterizada pela indiferença à prática sexual, ou seja, o assexual é um indivíduo que não sente atracção sexual, tanto pelo sexo oposto quanto pelo sexo igual.

Bi-curioso - refere-se a alguém, que não se identifica como bissexual nem homossexual mas sente ou mostra interesse em atividade sexual com alguém do mesmo sexo;

Bi-possible - refere-se a pessoas que são predominantemente de uma orientação sexual mas podem eventualmente se relacionar com alguém de orientação oposta.Diferencia-se de bissexual porque não possui atração equilibrada para os dois sexos, sua atração física se dá predominantemente, quase exclusivamente por um dos dois sexos, mas eventualmente, por algum motivo, pode se relacionar de maneira diferente.

Bifobia -Bifobia é um termo usado para descrever o medo de, aversão à, ou discriminação contra bissexualidade.

Bissexualidade - A bissexualidade consiste na atracção fisica, emocional e espiritual por pessoas tanto do mesmo sexo quanto do oposto.

Heterofascismo - Uma suposta atitude que consiste em presumir que a heterossexualidade é superior a outras orientações sexuais.

Heterofobia - Aversão a pessoas ou actos heterossexuais.

Heteronormatividade - situações nas quais variações da orientação heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas por práticas sociais, crenças ou políticas.

Heterossexualidade - a atracção sexual e/ou romântica entre indivíduos de sexos opostos, e é considerada a mais comum orientação sexual nos seres humanos.

Homofobia - é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais.

Homossexismo - designa um pensamento segundo o qual todas as pessoas são homossexuais até prova em contrário.

Homossexualidade - refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser que sente atração física, emocional e estética por outro ser do mesmo sexo.

Monossexismo - O monossexismo é uma crença que a monosexualidade (qualquer heterossexualidade exclusiva e/ou homossexualismo) é superior a uma orientação bissexual ou pansexual.

Monossexualidade - Um monossexual é a pessoa que é sexualmente atraído a um sexo (ou gênero) apenas, monossexualidade sendo a orientação sexual correspondente. Um monossexual pode ser um indivíduo heterossexual ou o homossexual.

Pansexualidade - é uma orientação sexual, distinta da bissexualidade e caracterizada por atração estética potencial, amor romântico e desejo sexual por qualquer um, incluindo aquelas pessoas que não se encaixam na binária de gênero macho/fêmea implicado pela atração bissexual.

Pomossexualidade - Pomossexualidade é um neologismo criado para classificar a orientação sexual de quem rejeita qualquer classificação.

Informações retiradas de: wikipédia.

0 comentários:

Enviar um comentário